DESCOBRINDO O ENCANTO DA RIOJA
Rioja, no norte da Espanha, é a mais conhecida pelos vinhos tintos envelhecidos em barris com aroma de frutas silvestres, feitos de Tempranillo e Garnacha.
A região vinícola de Rioja está contida principalmente na região administrativa de La Rioja, através da qual flui o rio Oja. No entanto, as suas vinhas mais a norte estão situadas nas vizinhas Navarra e Pais Vasco.
Rioja Alta é a porção ocidental de Rioja. Como o nome sugere, os vinhedos estão situados em altitudes mais altas do que o que era anteriormente Rioja Baja. Os solos têm mais argila, ferro e elementos aluviais e menos calcário do que a vizinha Alavesa. Os vinhos tendem a ser considerados elegantes com acidez equilibrada.
Rioja Alavesa é uma região vitivinícola com grande concentração de vinhas de qualidade. Diferenciado do ponto de vista natural com personalidade, constitui uma unidade geográfica, climática, topográfica, ecológica, edáfica e paisagística. A situação é idêntica do ponto de vista cultural, histórico, sociológico e agronômico. Seus vinhos podem ter um pouco mais de acidez. A Rioja Alavesa reúne os fatores que favorecem a maturação ideal de um vinho de qualidade, com uma das menores precipitações e uma das maiores insolações da Europa vitivinícola, com baixos rendimentos por safra.
Rioja Oriental (antes chamada Rioja Baja) é a parte oriental da zona de Rioja. O clima aqui é muito mais fortemente influenciado pelo Mediterrâneo. Mais seco e mais quente que as outras duas regiões, aqui há mais ênfase em Garnacha. Os vinhos podem ser marcadamente mais encorpados do que os das outras sub-regiões.