Todo o Rioja tinto de ponta é amadurecido em barricas novas de carvalho. O carvalho americano tem sido a preferência historicamente, mas muitas vinícolas agora usam uma mistura de carvalho americano e francês. A maturação em carvalho americano é o que dá aos vinhos tintos de Rioja mais tradicionais suas notas distintivas de coco, baunilha e especiarias doces.
A Tempranillo segue sendo a uva-símbolo da Rioja. Em 2021, ela correspondia a 79,9% dos vinhedos totais desta denominação de origem, com uma parcela de 89% entre as uvas tintas.
A Garnacha, era a segunda variedade mais plantada na Rioja, entre as demais tintas, vale também mencionar Graciano, Mazuelo e Maturana.
Entre as variedades brancas, o principal destaque fica com a Viura, que é como a Macabeo é conhecida na Rioja. Com 6,1 % da área total, era a terceira uva mais plantada na região, correspondendo a 68% das uvas brancas. Com áreas menores apareciam Tempranillo Blanca (1,1%), Verdejo (0,5%) e Sauvignon Blanc (0,4%).
Os vinhos de Rioja são produzidos em uma área com clima continental moderado. Os ventos mediterrânicos suavizam as temperaturas e diferentes serras e montanhas protegem esta zona dos ventos frios do Norte. Já na Ribera del Duero encontramos um clima continental semiárido, com verões muito quentes e invernos muito frios e uma notável oscilação térmica entre o dia e a noite.
Os vinhos de Ribera del Duero tendem a ser mais poderosos e estruturados, enquanto a predominância de frutas geralmente caracteriza os de Rioja. Os vinhos da Ribera del Duero tendem a ser mais ásperos no paladar, devido ao fato de possuírem maior concentração de taninos. No caso de Rioja, no entanto, costumamos encontrar vinhos mais suaves.
Graduação: Os vinhos da Ribera del Duero têm uma graduação alcoólica superior à dos vinhos de Rioja.
Aroma: O aroma do tinto de Rioja é geralmente mais fresco e evoca frutos vermelhos. Por seu lado, a Ribera del Duero caracteriza-se por um aroma muito mais intenso que nos fará lembrar os frutos pretos.
Harmonização: Devido ao seu frescor, o tinto de Rioja costuma ser mais versátil, podendo harmonizar até com peixes gordurosos. Por sua vez, o tinto da Ribera del Duero, sendo mais intenso, tende a acompanhar mais carnes e pratos mais intensos.
Tipo de carvalho: O uso de carvalho francês novo é o escolhido pela Ribera del Duero; enquanto os vinhos de Rioja são tradicionalmente acondicionados em carvalho americano.